Tratamento adequado da água para o consumo humano

Considerando a distribuição de água doce no planeta, o Brasil é um dos países com maior disponibilidade desse líquido vital, 12% do volume total disponível. No entanto, para a segurança do seu consumo, em sua maioria, faz-se necessário tratá-la adequadamente, tornando-a potável para consumo humano, proporcionando saúde e qualidade de vida.

Estação de tratamento de água, Caicó/RN.

A a&e Equipamentos possui, dentre outros produtos pré-fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro, a linha CLARIFIBER que corresponde a tecnologia de filtração direta. Nela são eliminadas as unidades de floculação e decantação, pois se destina a águas de melhor qualidade, como de poços, fontes e alguns reservatórios, que apresentam turbidez de baixa a intermediária.

Estação de tratamento de água, Caicó/RN.

A linha CLARIFIBER é indicada para o abastecimento de municípios inteiros, distritos urbanos e rurais, indústrias e etc. Dentro dessa linha de tratamento existem duas opções, filtração simples e dupla. Na primeira é adotada apenas a filtração ascendente, indicada para águas com turbidez máxima de 100 uT, na qual, em 90% do tempo, permanece com valor ≤ 25 uT; e cor verdadeira máxima de 50 uH, que em 90% do tempo apresenta valor ≤ de 25 uH. Já na segunda tem-se a filtração ascendente seguida da descendente, que devem ser aplicadas a águas com turbidez máxima de 200 uT, na qual em 90% permanece com valor ≤ 100 uT, e cor verdadeira máxima de 100 uH, que em 90% do tempo apresenta valor ≤ 75 uH. Essa tecnologia também pode ser aplicada para águas com ferro e manganês dissolvidos.

Segue algumas das vantagens dessa linha CLARIFIBER

  • Menor custo de execução, transporte e instalação;
  • Redução da área de implantação;
  • Simplicidade operacional;
  • Diminuição do consumo de produtos químicos;
  • Baixo consumo de eletricidade;
  • Baixo consumo de água para lavagem;
  • Não há subprodutos do tratamento, todos os efluentes gerados são reintroduzidos no tratamento.

Utilizando essa tecnologia, tem-se a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Caicó/RN com capacidade para tratar uma vazão de 126 L/s.  Totalmente automatizada, garantindo eficiência em todos os processos e controle do padrão de água potável para o consumo da população.

 

A&E, tratando a vida com responsabilidade.

2018-07-27T18:41:40+00:0026/04/2018|