REÚSO DE ÁGUA

Prática fundamental para a gestão dos recursos hídricos no Brasil

 

Considerando a distribuição de água doce no planeta, o Brasil é um dos países com maior disponibilidade desse líquido vital, 12% do volume total disponível. No entanto, essa distribuição é naturalmente desigual, uma vez que 69% dos recursos estão concentrados na região Norte, que apresenta baixíssima densidade demográfica, de apenas 4 hab/Km². A região Nordeste é a que mais sofre com a escassez hídrica, inclusive para serviços essenciais, como o abastecimento humano, irrigação de culturas para subsistência e dessedentação de animais.  

 

Diante desse quadro é imperativa a utilização de água de reúso para fins não potáveis, na qual requerem água de qualidade inferior, para diversas finalidades, como: irrigação; lavagens de pisos, veículos e máquinas; descargas sanitárias; combate a incêndio; fins paisagísticos; rebaixamento de poeira; cura do concreto e etc. Com a prática de reúso, o meio ambiente é preservado (pelo não lançamento dos efluentes), como também é gerada economia de água, pois os mananciais deixariam de ser explorados para tais usos.

 

Nesse contexto, tem-se como exemplo a irrigação, que é a atividade mais representativa no consumo de água no Brasil, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas) são 72% da demanda total. Porquanto, além da disponibilidade hídrica, os efluentes são ricos em nutrientes, o que também geraria economia com a aquisição de fertilizantes. Perante isso é possível observar o potencial da utilização da água de reúso, tanto no meio urbano quanto no meio rural.  

 

A a&e Equipamentos e Serviços tem como missão desenvolver, padronizar e implantar soluções de excelência em sistemas em tratamento de águas e efluentes, preservando e melhorando a vida do ser humano e o meio ambiente.

 

Acerca do tratamento de esgotos, fabricamos estações (ETEs) a nível secundário, associando reator anaeróbio de fluxo ascendente com filtro biológico aerado e decantador secundário. Dispomos delas nas versões vertical, com unidades separadas – LINHA BIOFIBER (ver fig. 1); e horizontal, constituída por um único equipamento, subdividido internamente em câmaras, podendo, inclusive, ser enterrada – LINHA ECOPREMIUM (ver fig. 2). Ambas ETEs promovem remoção de 80% a 95% de DBO, 75% a 90% de DQO, 80% a 95% de SST e N-NH3 ≤ 20 mg/L. O efluente dessas estações atende aos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais, podendo ser infiltrado ou lançado em corpo receptor.

 

No entanto, entendendo a necessidade urgente por fontes alternativas de água, adotamos ainda o sistema de reúso, que configura um pós-tratamento ao esgoto, tornando-o próprio para o reúso não potável, cuja aplicação vai desde uma residência até grandes espaços públicos. Ele foi projetado atendendo ao recomendando pelas normas técnicas brasileiras (NBR 13.969/1997) e legislação ambiental dos Estados Unidos (Guidelines Water Reuse – EPA).

 

O sistema de reúso da a&e Equipamentos e Serviços é composto por filtração terciária e desinfecção. Os filtros são do tipo rápidos, preenchidos com várias camadas de areia e pedregulho. A desinfecção é feita através de solução de hipoclorito, preparada no kit de dosagem, e aplicada na entrada do tanque de contato. Visando sempre a preservação do meio ambiente, projetamos a recirculação das águas de lavagem dos filtros para o início da ETE, que já é dimensionada prevendo a recepção desses resíduos. Ao final do processo, a água está pronta para ser reutilizada.

 

É de extrema importância mensurar a qualidade da água de reúso, para atestar a sua segurança sanitária e gerar confiabilidade nos seus usuários, visto que essa é uma prática incipiente no Brasil, seja por questões de cultura ou por ainda haver disponibilidade de água, mesmo que restrita. Há um longo percurso a seguir, de regulamentações, incentivos e políticas de educação ambiental, mas cremos que estamos no caminho certo.

 

Layane Priscila de Azevedo Silva

Bióloga

Mestre em Engenharia Sanitária

 


 Figura 1 – Linha Biofiber

              

 

 Figura 2 – Linha Ecopremium

 

2019-04-16T12:37:50+00:0016/04/2019|