Tratando os efluentes domésticos em área urbana

 

O tratamento de efluentes nos centros urbanos tem sido um desafio, em função da área requerida para a implantação das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), bem como pelos maus odores produzidos, que podem gerar uma série de inconvenientes.

Foi diante desse contexto, que a A&E Equipamentos e Serviços Ltda criou a linha BIOFIBER. Ela é composta por estações compactas fabricadas em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), que tratam o esgoto a nível terciário, compreendendo: reator anaeróbio de manto de lodo (tratamento primário), filtro biológico aerado com decantador secundário (tratamento secundário) e desinfecção por cloro (tratamento terciário).

Estação de Tratamento de efluentes – Residencial Village da Prata – Natal/RN.

Além das unidades de tratamento principais, as ETEs contam com equipamentos acessórios, como o lavador de gases, por exemplo, para onde o gás odorífero gerado na digestão anaeróbia é encaminhado, e, através da reação do sulfeto de hidrogênio com o óxido de cálcio (cal) o odor é neutralizado. Tem-se ainda as unidades de pré-tratamento e elevatória, tanques de equalização, kits de preparação e dosagem de soluções, sistemas de adensamento e desidratação do lodo, dentre outros.

A linha BIOFIBER possui várias vantagens, dentre elas destacam-se:

  • Menor área requerida para instalação;
  • Eliminação dos odores característicos dos esgotos, pois os gases são coletados e neutralizados em um lavador;
  • Baixa produção de lodo, sendo esse com alto grau de estabilização e adensamento;
  • Baixo consumo de eletricidade, em torno de 2 W/hab;
  • Na falta de energia elétrica o tratamento não é interrompido, o sistema torna-se totalmente anaeróbio, retornando, tão logo que possível, a sua concepção proposta;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Simplicidade operacional.

A empresa trabalha em regime turn-key, de modo que ela realiza todas as etapas do processo, desde o dimensionamento até a instalação e operação assistida da ETE.

Estação de Tratamento de Efluentes – Residencial Village da Prata – Natal/RN.

Com a utilização dessa tecnologia, citamos a ETE (vazão de 50,53 m³/h) do condomínio Village da prata, localizado na área urbana de Natal, que é composto por 448 unidades habitacionais que atendem as famílias contempladas por programa social firmado entre o governo Federal e Municipal, o qual proporcionou ao cidadão, o direito à moradia digna e de qualidade. Esse empreendimento possui os serviços de infraestrutura essenciais como: Água potável e tratamento de esgoto, que são fundamentais para a vida humana e que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 real investido em saneamento, gera economia de R$ 4 reais, para a área de saúde.

 

A&E, tratando a vida com responsabilidade.

2018-08-22T19:14:09+00:0002/05/2018|